quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ex-diretor da Assembleia sai preso da CPI da Espionagem

 Fonte:   Roger Pereira / Parana Online

Ex-diretor da AL, Francisco Ricardo Neto, durante depoimento na CPI da Espionagem em março deste ano.



O ex-diretor administrativo da Assembleia Legislativa do Paraná Francisco Ricardo Neto foi preso na tarde desta quarta-feira após prestar depoimento na CPI da Espionagem. O presidente da Comissão deputado Marcelo Rangel (PPS) determinou a prisão do ex-diretor porque houve contradições no depoimento dele. Ricardo Neto era coordenador técnico da Assembléia na época da compra dos aparelhos bloqueadores de celular pela administração anterior da Assembleia.
Em depoimento, ele continuou sustentando que os aparelhos comprados não tinham função de transmitir ou gravar conversas ou ligações telefônicas, enquanto a perícia contratada pela Assembleia informou o contrário.A declaração que causou o pedido de prisão, no entanto, foi a de que, hoje, ele não saberia informar quem foi que mandou comprar e instalar os equipamentos. Em depoimento anterior, no dia 23 de março, ele responsabilizou o ex-chefe de gabinete do deputado Nelson Justus (ex-presidente da Casa) Sérgio Monteiro pela decisão. Hoje, na frente de Monteiro, que também participou da sessão, Ricardo Neto reformou seu depoimento, revoltando Rangel.
Ricardo Neto saiu do plenário escoltado por seguranças e foi para a sala reservada.Por volta das 15h30, ele foi levado para o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) para prestar depoimento. Lá, após responder às indagações do delegado, deve assinar um termo e ser liberado.
O advogado do ex-diretor, Marden Maués, disse que o presidente da CPI não tinha poder para decretar a prisão, prerrogativa, segundo ele, da polícia e da Justiça. Maués disse que vai denunciar Rangel à corregedoria da Assembleia.
O deputado Fábio Camargo (PTB), em pronunciamento no plenário, questionou a prisão do ex-servidor. Ele classificou a atitude de Marcelo Rangel de covarde, dizendo que gerou um sentimento de revolta na Casa a prisão do funcionário. “Todo mundo sabe que ele nunca roubou a Casa, que não foi ele que mandou instalar os equipamentos. Tenho muitos elogios ao trabalho técnico da CPI, mas hoje, ela foi covarde”, disse. “Se ele mentiu, se contradisse, é porque sendo leal ao ex-chefe dele, vai prender o chefe dele, quem realmente orientava, mandava, determinava”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário