terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

As muitas facetas da omissão de socorro do São Vicente




Na foto da esquerda, Saul Raiz. Na da direita, o Hospital São Vicente.
 Fonte: Blog do Fabio Campana / Do Aroldo Murá, IC News:

A notícia direta, curta e grossa, fria e impressionante, foi dada no sábado, ao final da tarde, em primeira mão, pelo blog de Fábio Campana: o ex-prefeito Saul Raiz, 83 anos, ferido numa tentativa de assalto na Visconde de Nácar, foi, dirigindo seu próprio carro ao Hospital São Vicente, em busca de socorro.
Lá foi rejeitado, nenhum médico sequer colocou a mão nele, recusado ali porque – alegou o pessoal do hospital – esse tipo de atendimento não é de sua competência…
Além da notícia, é preciso lembrar: a) a omissão de socorro (e no caso, agravada por tratar-se de um hospital, a um ferido idoso) caracteriza crime, conforme a lei prevê; b) o Hospital Santa São Vicente é mantido por uma fundação (Fundação de Doenças do Fígado), instituição tida como de utilidade pública. É beneficiária de diversas isenções fiscais e apoios financeiros públicos, em função de sua natureza especial (mantendo o hospital geral e serviço de pronto atendimento); c) os médicos que estavam no Hospital na hora da ocorrência, “sequer encostaram a mão nele”, como disse depois o ‘anjo’ salvador de Raiz, um simples manobrista de estacionamento. De nome Gerson Lima, esse homem simples foi o exemplo de generosidade que faltou aos que vivem sob juramento de Hipócrates: ele colocou o ex-prefeito no carro de Saul e o levou ao Hospital Evangélico, onde o atendimento foi exemplar.
O curioso é que um dos profissionais médicos que teriam atendido a Saul Raiz, na sua entrada no Evangélico, teria proferido uma exclamação impressionante: “ Acontecendo de novo, no São Vicente?”…
Ontem, depois do almoço, Saul foi transferido do Evangélico – onde chegou a ficar em UTI, por medida de precaução – para o Hospital Pilar.
É bom, no geral, o estado de saúde do notável homem público, para alívio da multidão de amigos e admiradores que ele cultiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário