sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pesquisa Ibope: Osmar tira 7 pontos da diferença para Richa.

Fonte: Elizabete Castro / Paraná Online

Tucanos paranaenses acendem luz de alerta!
Pesquisa aponta reviravolta nas eleições do Paraná.

Beto tem 47% das intenções de voto e Osmar 38%
Pesquisa Ibope, divulgada ontem pela RPC-TV, mostrou que o candidato do PSDB, Beto Richa, mantém a liderança na disputa ao governo do Estado.
Mas a diferença sobre o segundo colocado, o senador Osmar Dias (PDT), diminuiu de 16 pontos para 9 pontos. Segundo o Ibope, Beto tem 47% das intenções de votos, contra 38% de Osmar.
Na pesquisa anterior, divulgada em 26 de agosto, o candidato tucano obteve 50% contra 34% do candidato pedetista. O candidato Paulo Salamuni (PV) não atingiu 1% dos votos. Já o candidato do PSOL, Luiz Felipe Bergmann, não foi citado.
Os indecisos são 10% e os votos brancos e nulos somam 4%. A margem de erro da pesquisa é três pontos para mais ou para menos. O Ibope ouviu 1.512 eleitores em todo o Estado.
Esta foi a terceira pesquisa feita pelo Ibope nesta eleição a pedido da RPC-TV. Na primeira pesquisa, divulgada em 5 de agosto, Beto estava com 46% e Osmar aparecia com 33%. das intenções de votos.
Senado
O Ibope também aferiu a preferência de voto para as duas vagas ao Senado. O candidato do PMDB, Roberto Requião detém 50% das intenções de votos, o mesmo percentual que há quatorze dias. Gleisi Hoffmann, do PT, subiu de 42% para 47% das intenções de votos.
Gustavo Fruet (PSDB) passou de 20% para 21% das intenções de votos. Ricardo Barros (PP) foi de 14% para 15%. O candidato do PV, Rubens Hering, atingiu 2%, assim como Gilberto Araújo (PCB).
Os candidatos do PSOL, Luiz Piva e Valmor Venturini, estão com 1% das intenções de votos. A margem de erro da sondagem para o Senado é de 3%. Dos entrevistados, 27% ainda não escolheram seus candidatos ao Senado.
Outros 9% declararam votar em branco ou nulo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 21.413/2010 e 29.067/2010, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Diferença entre Osmar e Beto cai de 16 pontos para 9; Ibope mostra ascensão de Osmar e queda de Beto Richa



Em apenas 15 dias, Osmar tirou sete pontos da diferença para Beto Richa. O candidato do PDT cresceu quatro pontos percentuais, enquanto o tucano caiu três na sondagem Ibope do começo desta semana.

A diferença entre o primeiro e o segundo colocado da disputa ao governo do Paraná caiu de 16 para apenas 9 pontos no período de 15 dias, aponta a pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (9) pela RPC (Rede Paranaense de Comunicação).
Osmar Dias (PDT) subiu quatro pontos na sondagem, enquanto Beto Richa (PSDB) iniciou um processo de queda, recuando três pontos. Osmar tinha 34% e subiu para 38%, enquanto Beto desceu do patamar dos 50% para 47%. Foi a primeira detecção de queda de Beto, desde o início das sondagens da preferência do eleitor paranaense.
A ascensão de Osmar ocorre num momento em que a campanha ganha corpo em todos os cantos do Estado e é destacada pela participação direta do presidente Lula e da virtual futura presidente da República, Dilma Rousseff, com declarações de apoio e pedidos de votos para Osmar em comícios e nos programas do candidato no horário eleitoral gratuito do rádio e da TV.
O Ibope ouviu 1.512 pessoas entre segunda-feira (6) e quarta-feira (8). A margem de erro da metodologia empregada pelo instituto é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 29.067/2010.
Veja o que dizem aliados e integrantes de aliança A União Faz um Novo Amanhã sobre a evidência de virada de Osmar:

Orlando Pessuti (PMDB), governador do Paraná:
_"Ficamos entusiasmados, com otimismo redobrado e a certeza da vitória de Osmar e do Rocha Loures já no primeiro turno. Acreditamos que essa ascensão teve nossa contribuição, assim como o trabalho da nossa equipe junto aos prefeitos, além da entrada efetiva do presidente Lula e da Dilma na campanha. Estamos felizes com este resultado e temos que dobrar o serviço. Aprendi desde cedo que, na política, quando a coisa está ficando boa é necessário trabalho dobrado. Estamos em um bom momento; Osmar trabalhando como nunca e a hora agora é de todos redobrarmos os esforços para assegurar a vitória em 3 de outubro".

Gleisi Hoffmann, candidata ao Senado na coligação de Osmar (PT):
_”Fiquei duplamente feliz com o resultado da pesquisa. Ela mostra a consistência da campanha, tanto da Dilma quanto a do Osmar, da minha e a do Requião. Mostra também que temos grandes chances de vencermos as eleições com chapa completa. Esse resultado nos incentiva a trabalhar ainda mais”.

Augustinho Zucchi, presidente estadual do PDT e candidato à reeleição para a Assembléia Legislativa:
_“A pesquisa evidencia o crescimento consistente do Osmar e a partir deste momento os números vão dar ainda mais ânimo para a militância. Agora será questão de dias para vermos o Osmar passar na frente do Beto”.

Enio Verri, presidente do PT/PR e candidato a deputado estadual:
_“A metodologia do Ibope demora mais para captar o impacto da campanha e as intenções de voto. Só agora ela mostra o crescimento do Osmar e a queda do Beto em razão do comício do Lula em Curitiba _ainda não captou os efeitos de Foz_ e da dinâmica e do tempo de amadurecimento da campanha. A pesquisa mostra que nossa análise estava certa desde o começo. A expectativa é que, em mais dez dias, tenhamos empate técnico”.

Dr. Rosinha, deputado federal e candidato à reeleição pelo PT:
_“Os números indicam o início de uma virada. A descida do Beto e a subida do Osmar significam cruzamento das linhas antes do 3 de outubro. Agora, mais do que nunca, precisamos estar presente nas ruas. Conclamo a todos os nossos militantes a irem para as ruas”.

Sinval Silva, presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Tibagi (PMDB):
_”Aqui em Tibagi fizemos até festa para comemorar a subida do Osmar no Ibope. Estamos alegres, já esperávamos por este resultado. Os números comprovam a virada. Osmar Dias será o nosso governador."

Neivo Beraldin, deputado estadual candidato à reeleição (PDT):
_“A população do Paraná está entendendo a importância da parceria do Estado com o governo federal. Como a Dilma está praticamente eleita, é normal que o povo do Paraná vote no Osmar. O povo é inteligente e sempre votou na harmonia com o governo federal. A tendência é a nossa vitória”.

Angelo Vanhoni, deputado federal e candidato à reeleição (PT):
_“A pesquisa confirma o que temos sentido nas ruas. Há um envolvimento maior da população no processo político apoiando a candidatura do Osmar. Não tenho como medir isso, mas acredito que a participação do presidente Lula pode ter contribuído para a elevação dos índices de pesquisa. Isso demonstra que a campanha, até o dia 3 de outubro, será disputadíssima e nós temos todas condições de ganhar essas eleições".

Wilson Picler, deputado federal e candidato à reeleição (PDT):
_“Minha avaliação é de que Osmar cresceu e continuará a crescer porque está se formando um efeito avalanche pró-Osmar, enquanto o Beto Richa está em queda. A conjugação desses dois fatores pode nos levar a concluir que Osmar vai virar e passará à frente, vencendo a eleição."

José Baka Filho, prefeito de Paranaguá (PDT):
 “A pesquisa divulgada hoje mostra que os eleitores começam a acompanhar mais de perto as propostas dos candidatos. É natural a ascensão de Osmar e vai ser mais natural ainda a queda de Beto. Lula e Dilma entraram com força total na campanha e a população agora está sabendo com que lado cada candidato está comprometido. A tendência é Osmar subir ainda mais na próxima pesquisa e vencer a eleição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário