quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sindicato denuncia uso de servidores na campanha de Richa

Funcionários públicos municipais estariam sofrendo ameaças para trabalhar em favor candidato tucano ao governo
Fonte: Luciana Pombo / Bemparaná

<< Reprodução de video de reunião com servidores: expediente (foto: Reprodução)

Ameaças veladas e campanha em troca de folga O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) denunciou ontem que funcionários públicos estão sendo pressionados a fazer campanha para o ex-prefeito e candidato do PSDB ao governo, Beto Richa. Dossiê que está sendo reunido pela direção do Sismuc relata a participação de concursados, comissionados, terceirizados e estagiários na campanha de Richa dentro e fora do horário de expediente. E aponta ainda que em muitos casos, esses servidores estariam sendo pressionados a pedir votos para o tucano com base em ameaças.
“Temos recebido várias reclamações de servidores que estão recebendo ameaças veladas. Anotamos o nome destes servidores e acionamos a Prefeitura de Curitiba. No mesmo dia, o município nos responde que o servidor está em licença prêmio, tirou férias. Mesmo assim, ainda estamos conseguindo reunir provas para entrar com uma representação por uso da máquina administrativa no Tribunal Regional Eleitoral”, disse Alessandra Claudia de Oliveira, secretária de Imprensa e Comunicação do sindicato.
Esta semana, servidores da Unidade de Saúde do Vista Alegre teriam sido flagrados por ela colocando material de campanha de Beto Richa dentro das pastas de trabalho. “Eram agentes comunitários que fazem visitas nas casas das pessoas. O que eles estavam fazendo era campanha em horário de trabalho. Eu fui falar com a autoridade sanitária, que não me deu qualquer explicação plausível. E não tem mesmo como explicar porque eu vi os agentes guardando os jornais de campanha”, contou ela. Normalmente cada posto de saúde conta com seis a oito agentes comunitários.
O material anexado ao dossiê que o Sismuc tem em mãos inclui um vídeo feito por um servidor municipal num telefone celular comprovaria a irregularidade. O vídeo, recebido com exclusividade pela reportagem do Jornal do Estado, mostra uma reunião de campanha em horário de expediente. Depois da palestra, os servidores da limpeza pública e do meio ambiente ganharam um almoço, patrocinado por candidato a deputado estadual que integra a campanha de Beto Richa. “O candidato pediu voto e isso não pode. Ou será que todos os candidatos terão espaço para ir lá pedir voto para os servidores?”, questionou a diregente do Sismuc.
Outro candidato, só que a deputado federal, já convocou para esta semana todos os inspetores da Guarda Municipal para um jantar. “A gente orienta os servidores a não fazerem campanha no horário de expediente. É ilegal. O que deixa a gente indignada é que essas pessoas estão tentando se eleger e se forem eleitas não terão responsabilidade com as políticas públicas, porque elas não respeitam as políticas públicas. Estão usando dinheiro nosso para pagar campanha, para pagar os servidores. Usar dinheiro público é improbidade administrativa”, disse a sindicalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário