segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ruim por ruim, votem em mim!

Fonte: Et Cetera
A corrida ao Palácio do Planalto no ano que vem ganhou um ingrediente novo após a divulgação da pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). O cenário até então tido como principal entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) sofreu uma "revolução". O fato é que a popularidade da candidata de Lula está em absoluta queda livre. O mau momento da petista é tamanho que o PSB, que caminhava no sentido da composição com o PT, anunciou que o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) é candidato à presidência da República em 2010, e não ao governo paulista. Não surpreende. Ciro, hoje, aparece como vice-líder no levantamento, a frente de Dilma. Imagine o azedume no ambiente do petismo. A verdade é que a ministra-chefe da Casa Civil murchou antes mesmo de desabrochar. O incidente com Lina Vieira foi apenas a gota d'água. A coisa está tão feia que, a continuar assim, o presidente Lula apoiará mesmo é Ciro Gomes. E um abraço para a "companheira".
Complicador Não é apenas o crescimento de Ciro que incomoda. Dilma aparece atrás, até, da senadora Marina Silva (PT-AC), que deve se transferir para o PV. No confronto direto entre as duas, em quatro cenários, a senadora "verde" perde em um, empata em outro e ganha em dois. O nome escolhido por Lula, o único dentro do PT, demonstra não ter fôlego, sequer, para chegar viável no ano que vem. Virtudes Por mais que o Planalto insista que o melhor caminho é ter um único candidato da base aliada de Lula à sucessão, nessa altura do jogo a entrada de Ciro é algo a ser visto como positivo. Dilma, que perdeu credibilidade no "caso Sarney", teria, enfim, alguém que a substitua. Vale lembrar que o PT, em momento algum, trabalhou com um "plano B". Os números Na primeira das consultas, José Serra (PSDB) aparece com 28% das preferências, seguido de Ciro Gomes (PSB) com 16%. Dilma é a terceira (14%), Heloísa Helena (PSOL) a quarta com 13% e Marina aparece em quinto lugar, com 10%. Cenários Na segunda consulta, sem Heloísa Helena, Marina empata com Dilma em 14% (Serra lidera com 30% e Ciro fica com 22%). A virada da ex-ministra do Meio Ambiente aparece quando Ciro também é tirado da disputa. Nessa hipótese, Serra sobe para 37% e Marina vence Dilma por 24% a 16%. Última
Para quem carrega o bônus de ser a preferida de Lula e ainda poder contar com o uso da máquina, os percentuais de Dilma beiram o fiasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário