terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lisboa: detetive que liderou caso Madeleine vai a julgamento


Kate (dir.) e Gerry McCann, pais da menina desaparecida, Madeleine, chegam à corte de Lisboa, Portugal


O detetive que liderou a investigação sobre o desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann, em 2007, vai a julgamento nesta terça-feira, em Portugal, acusado de difamação pelos pais da criança. Gonçalo Amaral enfrenta o processo em função de um livro que publicou sobre o desaparecimento de Madeleine. Kate e Gerry McCann, que estão em Lisboa para a audiência de hoje, alegam que o livro e o vídeo, com o mesmo título, divulgam a tese de Amaral de que eles estariam envolvidos no desaparecimento da filha, algo que consideram insustentável.
Isabel Duarte, advogada do casal britânico, pediu a retirada do mercado, em caráter provisório, do livro e do vídeo, decisão que foi decretada em setembro do ano passado. A primeira audiência do julgamento estava marcada para 11 de dezembro, mas foi adiada por problemas de saúde do advogado de Amaral.
Além da ação para a retirada do livro e do vídeo de circulação, os pais de Madeleine movem outro processo contra Amaral por difamação, em que pedem 1,2 milhões de euros de indenização. Na chegada ao aeroporto de Lisboa, nesta terça, Gerry McCann disse que o casal viajou ao país "em busca de justiça".
O livro Maddie - A Verdade da Mentira publicado em 2008, levanta suspeitas de que os pais de Madeleine, que passavam férias com os três filhos na Praia da Luz, teriam participação na ocultação do cadáver da menina. O casal nega qualquer envolvimento com o crime e defende que a filha foi sequestrada.

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário