quarta-feira, 7 de julho de 2010

Osmar Dias defende no Noroeste a valorização da agricultura familiar e a construção do Paraná Agroindustrial‏

Maringá - 7.07.2010 - Osmar Dias, candidato ao governo do Paraná pela aliança A união faz um novo amanhã (PDT,PMDB,PT,PR,PSC e PC do B), defendeu, nesta quarta-feira, 7, em Maringá, o fortalecimento da agricultura paranaense com a valorização dos produtores familiares e da agroindustrialização do Estado. Ao falar em entrevista coletiva da principal vocação econômica paranaense, ele lembrou que quando foi secretário da Agricultura desenvolveu no Estado o Paraná Rural, maior programa de conservação de solo e preservação ambiental já realizado. “O plantio direto começou conosco e hoje está em todo o mundo. Agora o desafio é fazer o Paraná Agroindustrial, levando tecnologia para agregar valor aos produtos. Não se trata mais de apenas incentivar o incremento da produção agrícola, mas também de dar aos produtores a condição de eles industrializarem o produto espalhando as agroindústrias a todo o estado”, afirmou.

Segundo Osmar, uma das idéias é fazer um programa que integre os produtores familiares ao Bolsa Família. “No Paraná há 350 mil famílias que vivem diretamente da agricultura familiar, ou seja mais de 1,5 milhão de pessoas, que terão a garantia do escoamento da produção e beneficiarão os consumidores com produtos de qualidade”, observou.
Para Maringá, Osmar Dias apontou como compromisso a construção de um poliduto de álcool e gás ligando a região produtora a Paranaguá, o que irá atrair muitos investimentos e empregos. Outra ação importante na cidade é a de fazer com que o Hospital Universitário de Maringá (HUM) seja uma referência regional. Esta ação faz parte da criação de uma rede integrada de hospitais universitários no Paraná, uma vez que é mais barato e eficiente investir no HUs do que construir novos hospitais. “Com essa rede poderemos somar esforços e dividir competências. Cada unidade poderá se especializar em algum tipo de tratamento, organizando a triagem de pacientes e desafogando as emergências. Além do mais, a rede pode se beneficiar no que se refere aos custos na hora de comprar conjuntamente medicamentos e insumos, bem como na hora de captar investimentos”, salientou.

Parceria

De Maringá, Osmar seguiu a Paranavaí, onde defendeu a necessidade de uma parceria maior do Estado com os municípios para a inclusão econômica e social regional. “O objetivo é reduzir as diferenças entre as economias regionais no Paraná. O projeto é sintonizado com o que o Presidente Lula implantou no País e valoriza os bons programas que estão sendo executados no Paraná, mas que terão a minha marca. Quando existe sincronia entre os governos federal, estadual e municipais o dinheiro é aplicado de forma mais equilibrada e rende mais, além de haver colaboração de todos os envolvidos”, completou. Em Paranavaí Osmar, o candidato a vice-governador, Rodrigo Rocha Loures e a candidata da coligação ao Senado, Gleisi Hoffmann foram acompanhados pelo prefeito da cidade, Rogério Lorenzetti (PMDB), o vice-prefeito Alziro Lopes (PDT), o prefeito de Cruzeiro D’oeste, Zeca Dirceu, de Terra Rica, Delvamir Molina; de Loanda Alvaro de Freitas Neto, de Nova Aliança do Ivaí, Adir Schmidt; do prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizoto e dos deputados Teruo Kato (PMDB), Fernando Scanavaca (PDT). A agenda de Osmar Dias prosseguiu em Umuarama. Na cidade, Osmar concedeu entrevista coletiva, às 16 horas, no Hotel Caiuá, na Avenida Presidente Castelo Branco, 3745. De Umuarama, Osmar segue a Cascavel, no Oeste do Estado, onde irá se reunir com lideranças da cidade, às 19 horas, na Associação Atlética Comercial, na Rua Presidente Juscelino Kubitschek, 1159.

Nenhum comentário:

Postar um comentário