quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Paulo Salamuni é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba

 Eleição durou poucos minutos e teve disputa com Professor Galdino.

Vereador do PV participou de investigações sobre irregularidades na Casa.

 Paulo Salamuni (PV) (Foto: Andressa Katriny/CMC/Divulgação)
Fonte: g1.globo.com
 

Em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (2), os vereadores de Curitiba definiram os nomes que vão compor a Mesa Executiva da Casa. A sessão foi presidida pelo vereador Cristiano Santos (PV), que também comandou a posse dos novos vereadores e do prefeito Gustavo Fruet(PDT),  na terça-feira (1º).



A escolha foi rápida. Em poucos minutos os vereadores decidiram entre as duas chapas que se candidataram. Concorriam à presidência, os vereadores Paulo Salamuni (PV) e Professor Galdino (PSDB), que protocolou candidatura independente. Ficou definido que o presidente da Casa será Salamuni, cujo partido apoiou a candidatura de Fruet à prefeitura.

Eleito para o sétimo mandato na Câmara, Salamuni ganhou mais popularidade na última legislatura, quando participou das investigações contra o ex-vereador João Claudio Derosso (sem partido), sobre uma acusação de desvio de verbas de publicidade da Casa.

Com a presidência da Câmara, Salamuni se torna o segundo na linha de sucessão ao prefeito Gustavo Fruet. Caso ele e a vice-prefeita, Mirian Gonçalves, fiquem indisponíveis para exercer a função de prefeito, quem assume é o vereador que preside a Casa.

Em entrevista logo após a eleição, Salamuni afirmou que última legislatura "maculou" a imagem da Câmara perante os cidadãos. "É preciso que cada curitibano tenha orgulho da sua vereadora, do seu vereador, do poder legislativo. É um momento de resgate da dignidade, da transparência", afirmou.

Além de Salamuni, compõem a Mesa Executiva os vereadores Tito Zeglin (PDT), como primeiro vice-presidente, Julieta Reis (DEM), na segunda vice-presidência e os parlamentares Aílton Araújo (PSC), Serginho do Posto (PSDB), Zé Maria (PPS) e Jairo Marcelino (PSD) como secretários.

Terminada a votação, os vereadores eleitos para a Mesa Executiva logo assumiram os cargos para dar início à escolha da Corregedoria da Câmara. Com chapa única, ficaram definidos os nomes da vereadora Noêmia Rocha (PMDB) e Chico do Uberaba (PMN), para cuidar das ações dos parlamentares.

Ao final das duas sessões, Salamuni fez uso da tribuna e, no primeiro pronunciamento após a reeleição, agradeceu à candidatura de Galdino ao cargo de presidente da Câmara. Para o vereador, ter que disputar com outro colega o cargo na Casa representa um exemplo de democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário