quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Iraque: explosão de carro-bomba mata pelo menos 20 xiitas


Peregrinos foram atingidos na cidade de Musayyib, durante um dos

feriados mais importantes do islamismo


Pelo menos 20 peregrinos xiitas morreram nesta quinta-feira (4) após a explosão de um carro-bomba na cidade de Musayyib, no Iraque. O atentado acontece em meio ao feriado do Arbaeen, um dos mais importantes desta vertente do islamismo.
Segundo as autoridades iraquianas, outras 50 pessoas ficaram feridas, dentre elas mulheres e crianças. A bomba foi colocada em meio a um grupo de peregrinos que trocava da ônibus após voltar da peregrinação à cidade de Karbala, sagrada para os xiitas.
Data
Nesta quinta-feira acontece a celebração mais importante do feriado do Arbaeen, marcado 40 dias após o dia em que se lembra o martírio do imã Hussein, neto do profeta Maomé. Os feriados xiitas são as principais datas escolhidas por radicais sunitas para atacar o grupo.
Os sunitas não consideram os xiitas muçulmanos por não seguir a mesma vertente do islamismo. Os atentados acontecem, em sua grande maioria, em países como o Afeganistão, o Paquistão e o Iraque e são reivindicados pelo grupo armado Taleban e a rede terrorista Al Qaeda.
No Iraque, a tensão sectária se elevou em dezembro de 2011, pouco após a saída das tropas dos EUA. Os sunitas começaram a enfrentar os xiitas com mais intensidade após ser emitido um mandado de prisão contra o então vice-presidente Tariq al Hashemi.
Desde então, militantes sunitas aproveitam peregrinações xiitas para fazer atentados no país, sob o pretexto de pressionar o atual governo, que é xiita, a diminuir sua perseguição contra Hashemi.
Em janeiro de 2012, mais de 35 pessoas morreram em um ataque contra peregrinos xiitas também na região de Karbala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário