quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Em dez dias, cinco pessoas ficam paraplégicas no litoral do Paraná

  Vítimas normalmente são jovens, com média de 20 anos.

Banhistas devem respeitar placas indicativas sobre o risco.


Nos dez primeiros dias de Operação Verão, o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, atendeu cinco pessoas que se acidentaram em águas rasas de praias e rios e ficaram paraplégicas. Ainda neste período, outros dois veranistas tiveram lesões sérias na coluna vertebral pelo mesmo motivo.
As vítimas, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, são jovens que saltam de pedras. Segundo a médica Beatriz Monteiro, a idade média é de 20 anos. “O álcool é um dos fatores importantes que provocam este tipo de acidente porque as pessoas se expõem a um maior risco”, disse a médica. Além disso, algumas brincadeiras realizadas no mar como arremessar as crianças podem ser perigosas. A médica apontou Caiobá, a praia de Encantadas - na Ilha do Mel, Morretes e Antonina como os locais onde esta espécie de acidente mais ocorre. 
saiba mais
Em caso de acidente, a orientação é sempre procurar um posto do Corpo de Bombeiros. Quando não há assistência próxima, a pessoa deve acionar o serviço do Samu (192) ou o Siate (193), que orientará todos os procedimentos até a chegada da ambulância ou helicóptero. Além disso, o banhista deve estar atento às orientações do Corpo de Bombeiros e respeitar as placas indicativas sobre o risco da área de banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário