terça-feira, 24 de novembro de 2009

Lei anti fumo não está sendo bem fiscalizada nos terminais de ônibus em Curitiba.

Tem muita gente me falando que estão fumando nos terminais de ônibus em Curitiba e que mesmo que outros usuário denunciem insistentemente,  a fiscalização não chega! Premeditamente não comparecem, para não multar a URBS...Mas, se for no boteco do seu Zé na esquina, lá vai milão de multa! Vai gerar protesto! Já está começando a pegar mal, a lei que, apesar de ser inconstitucional, foi colocada em vigor na cidade, e sendo assim ou é para todos ou para nenhum! Mas a gente já sabe como funciona, né? Agora também o que tem de pesssoas transgredindo a lei antifumo nos terminais, propositalmente...Dizem que é uma maneira de conseguir que seja aplicada uma multa àquela que está ilegalmente lhes aplicando multas de trânsito! É como naquela estória do "feitiço virar contra o feiticeiro..". Mas pelo que estão me noticiando, o pessoal vai ter que estar muito bem municiado, digo de cigarros, para conseguir tal feito, visto o número que autos de infração aplicados na URBS, é ínfima perante as ocorrências registradas.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ABRADAP PROTOCOLA MANDATO DE SEGURANÇA CONTRA LEI ANTIFUMO EM CURITIBA

Na Justiça



O diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luciano Bartolomeu, considera a medida “arbitrária”. “Deveria punir também quem puxa o cigarro, não apenas os estabelecimentos”, diz Bartolomeu, que é proprietário de um restaurante. “E se tivermos que chamar a polícia para retirar um cliente que insiste em fumar, será que os policiais darão prioridade para atender uma ocorrência de assalto ou estupro, ou um fumante?”, questiona Fábio Aguayo, presidente da Abrabar.


Tanto a Abrabar quanto a Abrasel aguardam o julgamento de liminares que pedem a suspensão dos efeitos da lei, mas até o fim desta tarde nenhum havia sido acatado e não havia previsão de uma decisão.


Na tarde de terça-feira (17), a Associação Brasileira de Defesa, Amparo e Proteção do Trabalhador (Abradap) protocolou mandado de segurança questionando a constitucionalidade da lei, mas a ação ainda não havia sido distribuída para nenhuma Vara até o fim da tarde desta quarta. “Com essa lei haverá demissões em todos os setores ligados à indústria do cigarro e em bares e restaurantes, já que os clientes deixarão de frequentar esses lugares”, alega a advogada da entidade, Margareth Pimpão Giocondo. Segundo ela, o mandado de segurança se sustenta no fato de que uma lei federal já regulamenta as restrições ao cigarro e permite o fumo em áreas reservadas, ao contrário da lei municipal. Quanto à inconstitucionalidade da Lei Anti Fumo.


Fonte: JL


OLHO VIVO: O que está sendo questionado em relação à Lei Antifumo é quanto à sua inconstitucionalidade e não quantos aos efeitos nocivos da nicotina.Temos que tomar cuidado para não deixarmos que mascarem e deturpem a realidade dos fatos, visando manipular a opinião popular, dos verdadeiros interesses escusos por detrás de tais ações, que transgridem as competências institucionais democráticas nacionais estabelecidas.Vivemos num Estado Democrático de Direito, e não podemos deixar que tais mazelas, com fins visivelmente eleitoreiros se apoderem das nossas Instituições e as desvirtuem de suas reais e primordiais finalidades, que são a defesa igualitária dos direitos dos cidadãos e a preservação da lei e da ordem em nosso País, para um simples instrumento de promoção pessoal. Legislar sobre este assunto é de competência federal, e ponto final. Desrespeitar a ordem legal neste caso é transgredir a Constituição Federal, não só neste ponto, mas também quanto à restrição de liberdade, o que é cerceamento dos Direitos Fundamentais. Se formos coniventes a esta atitude, seria então melhor rasgar a nossa Carta Magna e vivermos numa anarquia.Parabéns à todas as entidades que têm a coragem de se manifestarem oficialmente contra a lei e à favor da manutenção da liberdade de direitos dos cidadãos. Afinal de contas vivemos em um Regime Democrático, ou ditatorial neste País?


Por Paulo Micoski

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Operadora Oi se recusa a instalar telefones na região de Arapongas


Waldyr Pugliesi quer explicações do presidente da Oi

O presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi, quer que o presidente da Oi, Luiz Fernando Falco, explique porque a companhia está sabotando a instalação do Parque Industrial de Sabáudia, na região de Arapongas. Pugliesi está furioso porque a Oi se recusa a instalar o serviço de telefonia na região onde funcionarão trinta empresas.
Fonte: Paraná on line

OLHO VIVO: Que as operadoras de telefonia têm oferecido um serviço muito aquém do que podem e deveriam prestar no Brasil, a gente já está cansado de saber, mas neste caso se torna aviltante o descumprimento das obrigatoriedades na concessão dos serviços públicos que lhe foram incumbidos pelo Governo Federal. 
Porém não posso deixar de questionar os motivos que estão fazendo a operadora agir desta maneira, visto que o objetivo principal de qualquer empresa, principalmente se tratando de telefonia, é a competetividade e a expansão no mercado, em sendo assim "brigam" com a  concorrência por qualquer cliente, neste caso expecífico, por qualquer linha, que se pode conquistar. Mas, Comenta-se nos bastidores políticos, que está havendo influências externas, de pessoas interessadas em tentar impedir o sucesso da atual administração do município de Arapongas, a qualquer custo, mesmo em detrimento da população. Vamos aguardar para ver, "mas neste mato tem coelho".

Teatro montado


Fonte: Paraná on line

Depois de todo o imbroglio sobre câncer de mama e orientação sexual, o governador Roberto Requião (PMDB) e o travesti Andrielly Vogue viraram amigos. Andrielly foi à Escola de Governo ontem e ficou encantada com o modo como foi recebida por Requião.

“Ele é muito educado e disse que eu posso voltar quando quiser”, afirmou Andrielly, que entregou ao governador um texto defendendo-o junto ao Ministério Público Federal, que está de olho nas declarações do peemedebista sobre o movimento LGBT.

OLHO VIVO: Quanta hipocresia! Pois todo mundo sabe da opinião do governador sobre este assunto, será que pensam que o povo é burro para aturar e acreditar neste script montado "só para inglês ver", que me perdoem os ingleses, pois com certeza eles não gostariam de observar tais mazelas, a não ser em um filme de comédia!


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Justiça Virtual

Hoje verifiquei que a 22° Vara do Trabalho de Curitiba é virtual mesmo! E tive ciência de tal fato da seguinte maneira: 
- Necessitado retirar um processo em carga (virtual, através de pen drive) dirigi-me ao primeiro endereço real desta, descrito na publicação, como sendo: Av. Vicente Machado, 147, 9° andar, onde me informaram que esta havia sido tranferida para o número 400 desta mesma rua, na Justiça do Trabalho, local para onde me direcionei. Lá chegando ao verificar que não havia nenhum aviso sobre a sua localização no prédio,  procurei o guichê de informações, onde falei ao funcionário ali postado que necessitava localizar a 22° VT. Após ter sido questionado se eu desejaria ir para a secretaria, ou para a sala de audiências, eu respondi que seria a secretaria, visto que buscava fazer carga de um processo. Fui então orientado a me dirigir ao anexo (inexistente) do 9° andar, onde minha busca foi mais uma vez em vão...Resolvi, então retornar ao guichê de informações, e desta vez o atendente me respondeu da seguinte maneira: "Sabe Senhor, é que ainda não está em funcionamento!"

Legal né! Então eu havia subido ao nono andar só para ver o local onde virtulamente será instalada a 22 VT°... Bota virtualidade nisto! Mas... E a carga do processo que eu preciso fazer? Acho vou tentar em algum ciberespaço na web......

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Servidores do MTE/PR em greve.

             Os funcionários do Ministério do Trabalho do Paraná (SRTE/PR) estão em greve por tempo indeterminado desde o último dia 05 de Novembro, para exigir uma manifestação oficial por parte do governo em relação á Pauta de Reivindições por eles entregue em fevereiro deste ano. E não é nada mais que justo assim agirem, pois nem para  dar um parecer sequer, chamando para uma discussão  ou muito menos atenção aos seus pedidos se dignaram as autarquias federais. Interessante, pois estes  que agora governam e dão as costas aos servidores, são os mesmos que outrora os defendiam com unhas e  dentes e estavam sempre á disposição para madrugar e anoitecer nos piquetes às frentes dos prédio públicos com seus infindáveis   discursos, na veemência e lamúria  contra o arrochamento salarial e a falta de um plano de carreira adequado à categoria! As razões eram verdadeiras, mas quem proferia as palavras, hoje se comprova que não. Quem te viu e quem te vê! Depois dizem que o poder e o dinheiro não modifica as pessoas...

Segue abaixo, a íntegra da carta à população que que os servidores estão entregando  para que todos sejam esclarecidos dos motivos da greve.

sindPreves - FENASPS

Carta Aberta à População
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO
 DOS SERVIDORES
 DO MINISTÉRIO DO TRABALHO

               Os servidores do Ministério do Trabalho entregaram aogoverno, em fevereiro de 2009, uma Pauta de Reivindicações contendo a minuta do Novo Plano de Carreira para o setor administrativo. Nestes oito meses o governo não apresentou qualquer respostas às nossas reivindicações e, mesmo com nossas paralizações em Agosto, Setembro, e Outubro, o goveno continuou a nos ignorar.
              Diante do descaso do governo, não nos resta outra alternativa a não ser a deflagração da Greve por Tempo Indeterminado a partir de 5 de novembro/09.
              Ressaltamos que esse Plano de Carreira é antiga reivindicação dos trabalhadores que desempenham importante função no trato das questões trabalhistas entre patrões e empregados, sendo fundamental para os servidores do Trabalho a sua implementação para corrigir imensa defasagem salarial sdando estímulos aos novos contratados que, sem essa Nova Carreira, já se preparam para deixar o serviço público. Esperamos que o governo cumpra o compromisso de garantir essa Nova Carreira para os Servidores Administrativos do trabalho.

PRINCIPAIS REIVIDICAÇÕES
1) Plano de Carreira com Remuneração Justa;
2) Manutenção da Jornada de Trabalho com Atendimento de 12 horas - em dois turnos 6 horas;
3) Melhores Condições de Trabalho;
4) Incorporação Imediata das Gratificações Produtivas;
5) Paridade de Reajuste entre Ativos e Aposentados;
6) Convocação de todos os aprovados no último concurso.
sindPReves e Servidores do MTE do Paraná

A Greve é a linguagem dos que não são ouvidos!







Além do preconceito, a prepotência.



O ato explícito de preconceito e prepotência, acontecido na Universidade Bandeirante (Uniban) que culminou na expulsão da aluna Geisy Villa Nova Arruda, deve ser não só investigado, como coibido e corrigido, pelo  Ministério da Educação dentro das suas atribuições legais, como também julgado e devidamente punido pela Justiça, visto que a Geisy,  não bastasse  ter sido  hostilizada por seus "colegas", que além de incidirem  no crime de preconceito, ainda cercearam-lhe o direito de ir vir, simplesmente por  usar uma minissaia nas dependências da instituição, acabou sendo ela, justamente a vítima,  a única responsabillizada, julgada e punida, sem ao menos lhe respeitarem o direito à ampla defesa, como lhe é garantida pela nossa  Constituição Federal.
Segundo a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari, o órgão vai averiguar por que os demais estudantes não receberam o mesmo tratamento dado a Geisy.
Para a secretária, a Uniban não exerceu seu papel de educar e formar cidadãos. Maria Paula Dallari avalia que a Uniban poderia, eventualmente, ter adotado uma solução interna.

Para finalizar, uma  esta charge do Lute, quem sabe ela sirva de sugestão para  vestimentas adequadas a serem adotadas no regime interno da Universidade.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Senador Álvaro Dias não aceita continuar em CPI's que compactuem com o governo.


Fonte: Blog do Fábio Campana


Sem acesso a informações e documentos, a oposição está disposta a jogar a toalha e abandonar a CPI da Petrobrás, no início desta semana.
Totalmente controlada pelo governo, a Comissão Parlamentar de Inquérito acabou esvaziada depois de três meses de funcionamento. Nesse período, os oposicionistas não conseguiram aprovar a convocação de envolvidos em supostas irregularidades com a estatal nem consultar a papelada enviada ao colegiado.
“Defendo a tese de que a gente saia da CPI para não compactuar com essa encenação. Se continuarmos, vai parecer que estamos concordando com algo espúrio”, afirma o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento da comissão.
Na terça-feira, as bancadas tucana e do DEM deverão ser reunir para decidir o que fazer. Dos 11 titulares, a oposição tem só 3 membros, o que impossibilita a aprovação de qualquer medida que desagrade ao governo e à Petrobrás.
Blindada pela tropa de choque do governo, a CPI teve 11 reuniões desde sua instalação e tomou o depoimento de meia dúzia de diretores da estatal. O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), já avisou que pretende apresentar suas conclusões em dezembro. Deverão constar propostas para melhorar a administração, como uma legislação específica para licitações.
“O interesse do governo nessa CPI é descomunal. Por isso, não conseguimos avançar nada”, lamenta Dias.

OLHO VIVO: Certíssimo o Senador Álvaro Dias, o povo já está cheio de "tudo acabar em pizza", e de "CPI's somente prá inglês ver", continuar a bordo de  barco furado, e trem que não anda, ora, só para aqueles que não tem o que fazer ou  outros interesses escussos!

PT confirma que pode lançar candidato prórpio ao governo do Paraná


Fonte: Roger Pereira

O “breque” nas alianças anunciado pelo presidente em exercício do PDT, deputado Augustinho Zucchi, e a relutância do senador Osmar Dias (PDT) em anunciar publicamente sua intenção de disputar o governo do Estado em uma coligação com o PT no ano que vem foram os principais motivos que levaram a direção estadual petista a anunciar (em nota divulgada sexta-feira) que, apesar da preferência pela formação de uma aliança, o partido está preparado para lançar um candidato próprio ao governo.
Os motivos foram destacados ontem, durante reunião do diretório estadual da legenda. A presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann, informou que o PT aguarda uma posição de Osmar, no máximo, até o fim do ano.
A irritação do PT se deve ao fato de que Osmar teria afirmado a dirigentes do PT que anunciaria publicamente a intenção de caminhar com o PT dias antes de Zucchi informar que o PDT iria parar por um momento de discutir alianças.
Presentes no encontro, o ex-prefeito de Londrina, Nedson Micheleti e a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Lygia Pupatto, inclusive, colocaram seus nomes à disposição para a disputa estadual. Outros nomes, mas que não estavam na reunião, também foram lembrados, como o do ministro Paulo Bernardo e o do presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

“A aliança é o que queremos e estamos construindo, mas deixamos claro que temos alternativas. Se não tivermos segurança nessa aliança, vamos lançar candidato próprio”, disse o secretário-geral do PT, Florisvaldo de Souza. “Está faltando o Osmar falar publicamente que prioriza a aliança com o PT”, emendou.
Para o secretário, a nota acalma a base do partido e deixa claro que o partido não será refém de ninguém. “Não vai acontecer o que o governador Requião, numa semana infeliz, declarou, que o PT vai rastejar atrás do PMDB”, comentou.
O deputado federal André Vargas, um dos mais críticos à postura de Osmar Dias, disse que a nota é uma reposta direta ao pré-candidato pedetista e cobra uma definição do senador que, segundo ele, está vacilando.
“Ele não definiu de que lado está. Está vacilando. Temo que faça com o PT igual fez com o Requião em 2006, quando conversou, articulou e na hora saiu candidato, adversário de Requião como candidato da direita”, disse. Sobre as conversas que teve com Osmar, Vargas disse apenas que “minha relação política com Osmar Dias, agora, será somente em público”.
A presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann explicou que a nota surgiu de uma necessidade do partido se posicionar perante a militância e a sociedade sobre as mudanças na conjuntura, mas que não foi direcionada a nenhum personagem em específico. Gleisi disse que espera, até o final do ano, por alguma atitude simbólica de Osmar Dias que indique que ele pretenda caminhar junto com o PT.
“Não é só questão de dar palanque para a Dilma (Rousseff pré-candidata petista à presidência), como ele vem dizendo. É questão de concepção de estado, de projeto de desenvolvimento do Brasil”, disse, revelando que uma posição firme do senador neste sentido passaria por cima, até, de sua assinatura na CPI do MST, que desagradou muitas correntes do partido.
Gleisi lembrou que a aliança também pretende englobar o PMDB do governador Roberto Requião e que, para isso, conta com a palavra do governador, que contestou a aliança nacional formada por PT e PMDB.
“Acredito que se ele contestou, foi no método, pelo fato de ele não ter sido consultado, pois ele é homem de palavra e já disse para a ministra Dilma, na minha frente, que ele a apoiará”.

OLHOH VIVO: Olha minha gente o Pt do Paraná tem nomes de peso para lançar como candidatos ao Governo do Estado sim, e não pode somente ficar esperando a boa vontade de outros decidirem! A própria Gleise, se não fosse candidata ao senado, onde já está sendo apontadas em todas as pesquisas, como praticamente vaga garantida, se tudo continuar andando conforme manda o figurino, serioa uma candidata fortíssima ao cargo maior do nosso Estado! Olha PT/PR, lembre-se, "quem muito espera come frio"!